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Maximiano (2006) afirma que “o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia”.
Assim, Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvido por Michael Porter na década de 70.
O modelo possibilita analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Este modelo identifica um conjunto de cinco forças que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos.
Ou, como afirma Aaker (2007), “a atratividade de um segmento ou mercado, medida pelo retorno de longo prazo sobre o investimento de uma empresa média, depende, em grande parte, dos cinco fatores que influenciam a lucratividade”.
Figura 8 – Representação gráfica do modelo de cinco forças de Michael Porter.
Fonte: WIKIPEDIA, 2007
Para conhecer explicação detalhada do que representa cada uma das forças competitivas, acesse o novo endereço deste artigo em:
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Rivalidade entre concorrentes
Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que …
Barreiras à entrada de concorrentes
Além de ser necessário observar as atividades…
Poder de barganha dos compradores
O poder de barganha dos compradores pode ser traduzido como …
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Já quando abordado o poder de barganha dos fornecedores, será …
Bens Substitutos
Os bens substitutos representam aqueles que …
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Tags: competitividade, michael porter, modelo de 5 forças, vantagem competitiva
julho 12, 2008 às 6:47 pm |
vai bem
setembro 12, 2008 às 11:58 am |
Na verdade é uma máteria que nos anos vindouros ajudará os futuros gestores e também os admimistradores do nosso país, agradeço-vos pela vossa contribuição.