Ciclo de Vida do Produto

Este artigo fica agora disponibilizado em:

http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/ciclo-de-vida-do-produto/

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De acordo com Oliveira (2001), no início da formação das empresas, o crescimento da atividade era a lei. No entanto, com o passar dos anos, algumas empresas foram se extinguindo, outras ficavam ultrapassadas, ou por algum outro motivo perdiam participação, e conseqüentemente a competitividade no mercado. Através da análise desses fatores, estudiosos criaram um modelo que explica o comportamento de tais fatores, e normatizava o ciclo de vida de um produto (ou serviço) genérico (figura abaixo). Este modelo deve ser levado em consideração para avaliar as possíveis estratégias a serem implementadas no seu devido momento (timing).

O ciclo de vida do produto é definido em quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio. A fase introdutória é caracterizada por incertezas, custos altos, rápido declínio e fragilidade. Entretanto, sua estratégia é lidar com a alta concorrência e as oportunidades e ameaças, inovar e obter timing….

Veja o artigo completo e o por quê da figura abaixo em:http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/ciclo-de-vida-do-produto/

Ciclo de Vida do Produto

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